Uma das mais tradicionais escolas de Ilhéus tem reforma concluÃda
A Escola Municipal Heitor Dias, uma das mais tradicionais da rede de ensino de Ilhéus, localizada no centro da cidade, foi totalmente reformada pela Prefeitura e já está em pleno funcionamento. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) concluiu os serviços de manutenção da unidade, que incluiu revisão das redes hidráulica e elétrica, substituição de portas e janelas danificadas, reparo no telhado e nos banheiros, além de pintura geral. Na noite da última sexta-feira, dia 16, o prefeito Jabes Ribeiro visitou a unidade escolar para conferir o resultado das intervenções.
O prefeito esteve acompanhado pelos secretários municipais de Educação, Malu Rocha, de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, de Saúde, José Antonio Ocké, entre outros assessores. A Escola Heitor Dias, dirigida pela professora Jacira Oliveira Fernandes dos Santos, atende a 1.009 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino, e do EJA (Educação de Jovens e Adultos), no período noturno. Além disso, a unidade serve de base para os cursos do Pronatec, à noite, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social.
O trabalho de recuperação das escolas teve início no final do ano passado, assim que o atual governo conseguiu destravar questões econômicas, administrativas e operacionais deixadas pela gestão passada. “A recuperação das nossas instituições de ensino faz parte do trabalho de valorização da educação, do professor, dos trabalhadores e, principalmente, das crianças e famílias ilheenses”, ressaltou o prefeito Jabes Ribeiro. E acrescentou: “Estamos avançando cada vez no sentido de recuperarmos o município e devolver a autoestima dos ilheenses. Após resolvermos as dívidas herdadas na gestão passada, agora estamos recuperando as unidades educacionais a fim de proporcionar melhores condições de trabalho aos nossos professores e um ambiente propício ao melhor desenvolvimento educacional dos nossos alunos.”
Conforme explicou o superintendente de Obras da Sedur, Ednaldo Azevedo, o programa de recuperação das escolas municipais prioriza aquelas que foram deixadas totalmente abandonadas pela administração passada, cuja realidade dificultou a normalização de muitas atividades pedagógicas. Segundo Azevedo, os serviços de manutenção já foram concluídos também nas Escolas Perpétua Marques, na Creche Dom Eduardo, na Escola Municipal do Basílio; nas Escolas Nucleadas de Inema, entre outras.
Pronatec – A Escola Heitor Dias sedia aulas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), através de parceria da Prefeitura, via secretaria de Desenvolvimento Social e o IFBa (Instituto Federal da Bahia). Cerca de 480 alunos frequentam aulas, no turno noturno, nos cursos de Inglês Básico, Inglês para Serviços, Espanhol Básico, Espanhol para Serviços, Cuidador de Idoso, Auxiliar Administrativo, Agente de Alimentação Escolar, Camareira, Auxiliar de Cozinha, Garçom, Produção Cultural, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Agente de Planejamento de Controle de Produção e Vendedor.